Contato

Academia de Letras Blumenauense


Email: academiadeletrasblumenauense@gmail.com

----------------------------------------------------------------------------------

Link com os Imortais:










----------------------------------------------------------------------------------

Currículos dos Imortais:


Christina Baumgarten

Escritora

Sou escritora desde que nasci. Na escola, nos primeiros contatos sociais, desde que comecei a trabalhar, sempre fui a relatora do meu tempo e de quem gravitava à minha volta. Sou uma operária da palavra, apaixonada pela possibilidade de criar obras que eternizem as idéias do meu tempo. Um novo tema, seja ele qual for, é um saboroso desafio para mim. Principalmente se exigir pesquisa, estudo, laboratório para a criação de personagens e situações consistentes, convincentes e apaixonantes. Escrever, para mim, é voar para qualquer realidade idealizada, ir ao encontro de sonhos, fábulas, emoções. Pretendo seguir sempre escrevendo sobre a maior diversidade de temas possível, viajando pelo rico universo do imaginário humano.

Perfil Pessoal

Christina Baumgarten, 51 anos, blumenauense descendente dos primeiros pioneiros alemães a colonizar o Vale do Itajaí, é uma apaixonada pela palavra escrita e principalmente pelas histórias de pioneiros, tanto aqueles que colonizaram e desbravaram a sua região e tantas outras pelo mundo a fora, quanto todos aqueles que realizaram algo de novo, empregando seu tempo e sua inteligência em prol de um mundo melhor. Possui onze obras editadas e outras inúmeras publicações em conto, poesia e outros trabalhos científicos e filosóficos. A autora é jornalista na cidade de Blumenau, exercendo ainda o cargo da editora titular da Hermann Baumgarten Editora cuja nau capitânia é o trabalho de resgate da memória de toda a região.

----------------------------------------------------------------------------------

Gustavo Siqueira

Gustavo Siqueira nasceu no primeiro dia de 1982. Diferente em tudo, Gustavo é um jovem prodígio que começou cedo a trilhar os caminhos da competência e do sucesso. Com um verdadeiro toque de Midas, tem transformado em sucesso todos os empreendimentos dos quais participa. Apesar da tenra idade, apenas 25 anos, já passou pela experiência de receber o título de "Jovem Cidadão do Brasil" da Soroptmist International of the Américas , Mérito Jornalístico da UNESCO, Prêmio Cultural Brasil 2006 da Embaixada Mundial da Paz em Genebra (Suíça), Comenda da Real Ordem Cultural Dom João VI de Portugal, Mérito Humanístico Nise da Silveira, SBPC e Intercom. São lauréis importantes, que comprovam o privilegiado talento que possui, e que encanta quem chega perto dele e conhece seu jeito único de ser. Sua biografia registra façanhas inacreditáveis para quem há pouco tempo chegou à maioridade. Já escreveu, dirigiu e encenou mais de vinte peças teatrais, criou concursos literários e de conscientização, além de idealizar, criar e presidir o "Clube da Árvore Futuro em Mãos", através do qual procurou desenvolver a consciência ecológica de toda uma comunidade de adolescentes, tendo sido agraciado pela Souza Cruz, por este trabalho, com o título de "Defensor do Verde". Seus primeiros passos na literatura foram aos 10 anos quando foi contratado para escrever histórias infantis para o recém criado serviço 0800 (Disque Histórias Infantis).

Como articulista e colaborador em diversas publicações da região, passou a explanar com clareza suas idéias sempre inclinadas para o desenvolvimento de uma ética voltada ao ser humano e sua inserção no mundo de hoje.

Atualmente escreve para alguns veículos da mídia impressa (Folha de Blumenau , Tribuna Catarinense, Revista Perfil, etc) e apresenta o programa líder de audiência da televisão de Santa Catarina - É! Gustavo Siqueira. Como comunicador, rompeu diversas barreiras e foi o repórter mais jovem a gravar especiais na Floresta Amazônica, Bahia de Todos os Santos e com Jorge Amado e Zélia Gattai. É membro imortal da Academia de Letras Blumenauense, onde acumula cinco obras: "Na Boca do Gordo" , "O Sucesso representado pela Diversidade da Terra", "Uma lição de Vida", "Orgulho em ser brasileiro" e "Aventuras no Jalapão". Promove diversas ações culturais com grande sucesso de público e crítica. Entre seus principais eventos está o "Prêmio Gigantes" e o "Natal Happy Fashion". Gustavo também é Diretor Nacional de Comunicação e Marketing da Federação Brasileira de Colunistas Sociais (FEBRACOS) e da Academia de Letras Blumenauense, Presidente da Associação Catarinense de Colunistas Sociais (ACCS), Delegado Regional do CQP (Colegas do Quarto Poder), membro atuante da ABI (Associação Brasileira de Imprensa), da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação e da Sociedade Escritores de Blumenau. Em 2005, ao lado de Rosane Martins e Neida Wobeto, representou a classe literária blumenauense em audiência na Academia Brasileira de Letras,no Rio de Janeiro. Gustavo comemora a façanha de em 9 anos de tv ultrapassar o número de 6 mil entrevistados.

* Texto da Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo (FALASP)

----------------------------------------------------------------------------------

Ilka Bosse

Bibliografia: Ilka Bosse (Bailarina das Letras)

Passados mais de 150 anos desde a fundação deste “paraíso germânico” - Blumenau - a cidade ainda exibe um exuberante cenário natural e continua exercendo fascínio aos olhos de quem a avista. Esta “CIDADE JARDIM” aguça a curiosidade por ser majestosa e encantadora em todos os aspectos e ostenta o troféu de ser um dos mais belos “CARTÕES DE VISITA” de Santa Catarina.

Eu, Ilka Bosse (Pseudônimo: Bailarina das Letras), nasci em Presidente Getúlio - SC - Brasil (orgulho-me em ser Blumenauense por adoção), migrei para esta cidade em 1966 e aqui resido até os dias atuais. Sou Pedagoga formada pela FURB e exerci o magistério por dez anos, quando abracei a árdua missão de ser empresária, durante vinte anos. Em junho de 2003, me associei à SEB - Sociedade dos Escritores de Blumenau, escalando degraus rumo ao “universo poético”. Desde 2004, trilhei lado a lado, ocupando funções dentro da Diretoria desta mesma Sociedade - SEB - até o presente. Em setembro/2005, tomei posse na Academia de Letras Blumenauense, tendo como Patrona, Professora Alice Thiele, cadeira Nº XX, e como Padrinho, o Colega Acadêmico, SEBiano, Poeta, Escritor, Dramaturgo e atual Presidente da Fundação Cultural de Blumenau, Ivo Hadlich. Em 2006, fui eleita secretária da ALB e passei a fazer parte do Conselho Fiscal, em 2007, grata pela confiança em mim depositada. Em 2004, passei a integrar o Clube dos Escritores Piracicaba - SP - como Membro do Conselho Acadêmico, Cadeira Nº 64 e logo fui surpreendida, por indicação, dentro do mesmo Clube, para escalar mais um pouco, rumo à Cadeira Nº 52, desta vez, como Membro Academicus Praeclarus - Patrono Hildebrando Ferreira Santos - cuja posse foi no dia 30 de julho de 2005. Em julho/2004, lancei meu primeiro Livro: “O BAILAR ENTRE LETRAS”, e integro várias antologias, participo programas de TVs, programas de Rádios, eventos literários, feiras de livros, publicações em dezenas de sites nacionais e internacionais, Jornais e/ou outros.

Pensamento: - “Eu tenho o compromisso de ser incansável igual às ondas do mar, que recuam e insistem em recuar pausadamente, porém repetidamente retornam, treinam e teimam incessantemente, exibindo o seu espumante Bailar” - (Ilka Bosse - Bailarina das Letras).

----------------------------------------------------------------------------------

Ivo Hadlich

- Atuação em diversas áreas

- Homenagens

1. Cultura

- Dramaturgo

- Poeta

- Escritor

- 2 vezes vice- presidente Sociedade escritores Blumenau

- Imortal Academia de letras de Blumenau

- Membro Sociedade Autores Teatrais do Rio Janeiro

- Ator de teatro e circo (40 anos)

- Ator no Filme a “Vida Dr. Blumenau”

- Diretor de teatro

- Fundador do 1º grupo de Teatro de funcionários da Prefeitura de Blumenau (Ribalta)

- Produtor Cultural

- Realizou : 1º Salão de Grafiteiros do sul do País

1º Salão de retratistas

- Criador do destaque Cultural 2003

- Autor da comenda Fritz Muller

- Escritor Teatral para o palco a vida e morte de Albertina Berkembrok, que poderá ser canonizada 1ª Santa Brasileira

- Fundador do Clube da Seresta

- Fundador do grupo teatral JFK.

- Lançou o livro Sul Azul

- Realizou a 1ª mostra de Artes Plásticas de funcionários públicos municipais, estaduais e federais.

- Diretor de Cultura da Fundação Cultural de Blumenau

- Presidente da Fundação Cultural de Blumenau

- Autor da frase da Sociedade Escritores de Blumenau para 2007:

“Ler e escrever: Um sublime prazer.”

- Como defensor dos animais criou a frase:

“Quem ama os animais é mais feliz.”

2. Atuação em Televisão

- Canal 56 – TV LIBERDADE – Programa Bravo, Bravo, Bravíssimo

- Canal 7 – TV GALEGA – Programas: Cultura em Debate


Arte & Cultura

- Canal 9 – REDE BRASIL ESPERANÇA - Programas: Aplausos; E daí; TV Notícias


3. Atuação em Jornais

- Diário do Vale (Coluna ÁGUA NA BOCA)

- Die Zeitung (Coluna E DAÍ)

- A Voz da Razão (Coluna Comenta / Coluna Palco 2)


4. Atuação em Radio

- Programa “Porque Hoje é Domingo” (Radio Blumenau)


5. Vida Política

- Fundador do MDB

- Ativo Militante para organizar o PMDB regional

- Por muitos anos membro do diretório do PMDB

- Delegado do PMDB nas convenções Estaduais

- Vereador eleito por 3 legislaturas

- Suplente de vereador (diplomado) 3 vezes

- 2 vezes Presidente da Câmara Municipal de Blumenau

- Prefeito em exercício


6. Lutas Políticas

- Por eleições nas áreas de segurança e nas capitais

- Por eleições diretas para presidente da república

- Contra nomeação dos biônicos (Governadores e Senadores)

- Por uma nova constituição

- Presidencialismo ou Parlamentarismo

- Contra a diminuição de cadeiras nos legislativos municipais

- Campanha FORA COLLOR

- Denominou o plenário da CMB de Flores Filho

- Denominou o Salão nobre da CMB de Ver. Manoel da Luz Rampeloti


7. Homenagens Recebidas


- Por defender nosso “irmãos nordestinos” :

Fortaleza – Ceará

Catule do Rocha – Paraíba

Exu – Pernambuco

Natal – Rio Grande do Norte


- De funcionários de Câmaras Municipais, sempre pelo apoio a categoria, em:

Porto Alegre; Recife; Blumenau.



8. Troféus e Placas

- CEJA

- SAMAE (ASAS)

- SEB (Sociedade Escritores Blumenau)

- Centro Espirita OXOSSI da Mata

- FE6 (expedicionários)

- 23º BI – amigo

- Soldado 23º BI – Moção Honrosa


9. Destaques na Câmara de Vereadores

- Autor da lei que cria o Movimento Bíblico

- Responsável pela liberação do fundo de garantia aos atingidos pelas enchentes de 1983 e 1984

- Presidente da Comissão de Distribuição de donativos aos atingidos nas enchentes de 1983 e 1984

- Criador da 1ª comissão de desemprego

- Luta pela construção das barragens

- Implantador das sessões comunitárias cívicas

- Abre o legislativo ao povo

- Criador da Galeria dos ex-presidentes

- 1º Vereador a homenagear a raça negra

- Inicia a implantação de informática na Câmara


10. Outras Atividades

- Vice-presidente do COMEM

- Mestre de Cerimonia

- Fundador do CTG – Verde Vale

- Vice-presidente APRABLU (Associação Protetora de animais)

- Membro da ONG Focinho feliz

- 1º Presidente do Mobral de Blumenau

- Coordenador Sine (Gov. Pedro Ivo)

- Vice-presidente do Conselho do Idoso

- Militar na Revolução de 1964


11. Esporte

- Fundador do E.C. Real Madri

- Presidente do E.C. Real Madri – 18 anos

- Nesta Gestação construiu 3 campos

- Jogador de Futebol (4º Zagueiro)

- Maratonista

- Fundista (correu ao lado do grande campeão Waldemar Tiago de Souza)

- Correu a São Silvestre

- Trilheiro de Moto


----------------------------------------------------------------------------------

Jairo Pacheco Martins

Jairo Pacheco Martins – poeta / escritor / revisor de textos - nascido em Porto Alegre – RS em 25/09/54, residente em Blumenau desde 1957.

Rua Bolívia, 319 – Ponta Aguda – Blumenau – SC – CEP: 89050-300

Fones: (47) 3322-7896 begin_of_the_skype_highlighting (47) 3322-7896 end_of_the_skype_highlighting / 9993-8804 / e-mail: poetajairo@bol.com.br

Nome artístico ou coisa que o valha: Jairo Martins

ESCOLARIDADE

Completou o 2º grau – em 1973 (Colégio Santo Antônio e Conjunto Educacional Pedro II)

Nove anos de cursos de Inglês CCBEU (7a) e CEA (2a) – de 1966 a 1974.

Formado em Operador Psíquico pelo Institute of Psychorientology – Laredo - Texas – em 1977 – professora Ana França – SILVA MIND CONTROL

Cursos de Parapsicologia – estudos de misticismo e medicina alternativa durante cinco anos na Ordem Rosa Cruz (AMORC) Curitiba - PR – de 1978 a 1983

Fala e escreve fluentes português, inglês e espanhol.

Autodidata em literatura, filosofia, ocultismo, artes marciais e xadrez.

Teve um sítio durante nove anos no município de Ascurra – onde viveu sozinho e teve experiências em geral como homem da terra. – 1976 a 1984.

Costuma fazer longas viagens de bicicleta, preferindo praias desertas, que já o levaram a conhecer na totalidade os litorais dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina (deste, muitos interiores também) Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, bem como o litoral sul da Espanha.

Escreve poesias, ensaios, parábolas, pensamentos e crônicas, por inspiração, desde os 18/19 anos de idade.

Editor-redator-chefe do jornal interno da Embratel em Santa Catarina de 1996 a 1998.


LIVROS

O ARAUTO – 101 páginas - publicado em 1998 – edição esgotada - Editora Letra Viva.

ORAÇÕES E REVELAÇÕES – 96 páginas – publicado em 2001 – HB Editora

ÚLTIMA MULHER – 88 páginas – publicado em 2001 – HB Editora.

BEIJO DE LUZ – 200 páginas – livro concluído, ainda não publicado.

POEMÁTICOS – 100 páginas – livro concluído, ainda não publicado.

POR DEUS A MEUS FILHOS – 90 páginas – livro concluído, ainda não publicado.

O ANTICAPITALISTA – 90 páginas – livro em andamento.

A VISITA DE EROS (o anjo proibido) – 180 páginas – em ordenação dos textos.

OPRÓBRIO DO AMOR – 100 páginas – em ordenação de textos

MAZELA POÉTICA – 100 páginas – livro em andamento

VOZ DA CONSCIÊNCIA – 150 páginas – edição futura.

PEDAL BRASIL LITORAL – 3 volumes – 100 páginas cada um - edição futura.

MARTINS AO CUBO – (2008) – literatura cúbica = inovação literária e gráfica integrada por três autores ( Rosane Magaly, José Endoença e Jairo Pacheco – todos Martins).

BEIJO DE LUZ – Aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura de Blumenau – Editora Nova Letra -152 p. em 2009.


Participações em Antologias:

Livro “Um Rio de Letras” – participou como integrante do conselho editorial, revisor do livro e também como autor integrante – lançado em 2002.

Livro “Prosa & Verso” – Volume I – autor integrante. – lançado em 2002.

Projeto “Pão e Poesia” – Volume I – autor integrante – Editora Cultura em Movimento - FCB

Livro “Um Rio de Letras – Vol. II” – participou como membro do conselho editorial, revisor do livro e também como autor integrante – lançado em 2005.

Livro “41 Anos da Casa do Poeta Riograndense – autor participante – 2005

Livro “Um Rio de Letras – Vol. III – autor integrante – 10/08/2006

“Histórias de Natal” – Contos e Crônicas – Antologia da SEB - 2006

Livro “Antologia Oficial “Poesia do Brasil” do XIV Congresso Brasileiro de Poesia” = 03/10/2006 – autor convidado face às atuações nas XI, XII e XIII edições do Congresso Brasileiro de Poesia em Bento Gonçalves – RS

Projeto Jóias Literárias – Antologia Poética (2007) Estúdio Criação – Blumenau – SC. Integra a segunda parte do Projeto Troque Lixo por Livro de Cristina Marques.

Apresentações e Prefácios de Livros:

Livro “Aprendiz” – de Lorreine Beatrice – texto de apresentação do livro - 2001.

Livro “Liras de Um Tormento” – de Rafael Oselame – texto de prefácio – 2003.

Livro “À Flor da Pele” – de Tchello d’Barros – texto de orelha – 2003.

Tradução para o português do livro infantil “Una Burbuja de Ilusión” (Uma Bolha de Ilusão) de Raquel Martínez Martínez – escritora uruguaia – Depósito legal 297082/95 – Rep. O. Del Uruguay

Antologia “Prosa e Verso Vol III” – texto de prefácio – 2004.

“O Mundo das Poesias” – antologia de alunos da E.E.B. Victor Hering – incentivador, auxiliador na formatação do livro e autor integrante, também da Galeria de escritores da Escola. – 2004

“Coletânea Joni C. Kormann” – do radialista Joni Kormann - texto de apresentação, revisão do livro, criação do título. – 2006

Livro “Sutis Linguagens dos Silêncios” - de Leila Wuerges – texto de prefácio. – 2006

Livro “Último Beijo” – de Fátima Venutti – texto de comentário, revisão do livro – 2007

Livro “Terceiro Apito” – de Fátima Venutti – comentário de contra-capa, revisão do livro – 2008.

Livro “O Baile” – Rachel Sant´Ana – texto de contra-capa, revisão do livro – 2009.

Possui expressivo número de publicações em jornais e periódicos literários da região. Também em sites na internet.

Poeta Portal do site www.guiadeblumenau.com.br desde 2001.

Poeta que representa Blumenau no vídeo existente no Museu da Língua Portuguesa na Estação da Luz em São Paulo-SP desde 2004.

Diversas entrevistas e apresentações em canais de TV e rádios da região, bem como inúmeras apresentações, coordenações de saraus, tertúlias e outros eventos literários.

Revisor de textos oficial da HB Editora, trabalha com revisão de textos também como free-lancer, tendo prestado serviços à Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Gaspar, Editora Nova Letra, Editora Hemisfério Sul, Prevew Publicidades, Jornal da União Brasileira de Escritores, Revista Metrópole e diversos particulares.

Destacando alguns trabalhos de revisão como exemplo:

Para HB Editora: “Sua Majestade o Rio Itajaí-Açu” - 2009 / “Imperial Hospital de Caridade – 220 anos de história” / “Dos Camarins ao Grande Espetáculo” (145 anos de história do Teatro Carlos Gomes) / “Volkswagen do Brasil – 25 anos” / “Os Bandeirantes da Era Moderna” (Registro memorial da História do Segmento Atacadista Distribuidor no Brasil e da ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores em 25 anos de existência), entre muitos outros.

Para Editora Hemisfério Sul: “No Tempo da Bolacha Maria” de Urda Alice Klueger.

“Os Aromas do Deserto” de Mariana Klueger.

Para particulares: Antologias “Um Rio de Letras” – (volumes I e II) / “Gente que É!” da SEB. Além de muitas outras revisões de painéis literários.

Livros “Último Beijo” e “Terceiro Apito” de Fátima Venutti.

“O Bailar entre Letras” de Ilka Bosse.

E dezenas de outros...

Palestras sobre poesia







E.E.B – Vitório Anacleto Cardoso – Gaspar - 4as., 5as. e 6as. séries







E.E.B – Zenaide S. Costa – Gaspar – 6as., 7as e 8as. séries







Escola Infantil Jules Freinet – Blumenau – crianças do primário







Escola Infantil Educar – Blumenau – crianças do primário







E.E.B – Francisco Lanzer – Blumenau – 4as. e 5as. Séries







E.E.B – Victor Hering – Blumenau – 5as., 6as, 7as. e 8as. séries







Colégio Sagrada Família – Blumenau – 6as. e 7as. séries







FURB – Blumenau – palestras para alunos do curso de Letras sob a coordenação da Professora Dinorah Gonçalves







SENAC – Blumenau – aulas sobre redação de cartas comerciais e publicitárias
















Participou de 06 a 11/10/2003 do XI Congresso Brasileiro de Poesia, XI Encontro Latino-Americano de Casas de Poetas e VIII Mostra Internacional de Poesia Visual em Bento Gonçalves – RS, representando a SEB e Santa Catarina – palestrando em 13 colégios do município, particulares, municipais e estaduais, nos períodos matutino, vespertino e noturno, para alunos desde 5as. séries até 2o grau, totalizando aproximadamente quatro mil ouvintes.
















Através da Sociedade Escritores de Blumenau em parceria com a Fundação Cultural de Blumenau, participou da organização e coordenação do “Primeiro Fórum Brasileiro de Literatura de Blumenau” em 2002 e da segunda edição deste mesmo Fórum em 2003.
















Sócio fundador em 1999 e Presidente da Sociedade Escritores de Blumenau em 2003.
















Vice-Presidente da entidade em 2010.
















Jurado no Concurso de Declamação de Poesia de Gaspar (edições 2003 / 2006 e 2007). Promovido pela Biblioteca Pública Municipal Dom Daniel Hostin – Depto. de Cultura.
















Jurado no Concurso de discursos sob o tema “Brasil, Pátria Amada” promovido pela OAB (Ordem DEMOLAY) (Fazendo História) para todos os colégios municipais e estaduais existentes em Blumenau, 2009.







Jurado no Concurso de poemas sob o tema “A Morada da Poesia” pro movido pela 5ª. Feira de Rua do Livro de Timbó, 2009.







Jurado no Concurso de poemas sob o tema “BRASIL – Que país é esse?” promovido pela 6ª. Feira de Rua do Livro de Timbó em 2010.







Ministrante de Oficina de Poesia de 20 horas/aula para trinta e quatro pedagogas com a coordenação da Biblioteca Pública Municipal de Gaspar e PROLER Nacional, em junho/2004.
















Participou de 04 a 09/10/2004 do XII Congresso Brasileiro de Poesia, XII Encontro Latino-Americano de Casas de Poetas e IX Mostra Internacional de Poesia Visual em Bento Gonçalves – RS, representando a SEB, Blumenau e Santa Catarina – palestrando em 05 colégios do município, particulares, municipais e estaduais, nos períodos matutino, vespertino e noturno, para alunos desde 5as. séries até 2o grau, e também no Presídio Municipal de Bento Gonçalves, totalizando aproximadamente dois mil ouvintes, bem como fazendo apresentações juntamente com os congressistas para eventos divulgados para a Globo News nacional.
















Participou como visitante à Feira do Livro de Porto Alegre, (50 anos de feira em 2004) lá mantendo contatos de interesse mútuo para as entidades volvidas à literatura com Donaldo Schüler (tradutor/dialogador da obra de James Joyce – “Finnegans Wake”) e Joaquim Moncks – Presidente Nacional das Casas de Poetas.
















2004 – 23 de setembro – participou com interação textual e deu título à obra de instalação “Memória Capillare” de Carol Seiler, apresentada ao público na Fundação Alice Seiler. Projeto aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura para itinerância em diversos municípios catarinenses, - Apresentada em 07/07/2006 na Fundação Cultural de Balneário Camboriu.
















2005 – Integra o Conselho Consultivo da Diretoria da Fundação Cultural Alice Seiler (FAS) no tocante a Poesia e Literatura. Integra o Conselho Fiscal da Sociedade Escritores de Blumenau.
















Participou de 03 a 08/10/2005 do XIII Congresso Brasileiro de Poesia, XIII Encontro Latino-Americano de Casas de Poetas e X Mostra Internacional de Poesia Visual em Bento Gonçalves – RS, representando a SEB, Blumenau e Santa Catarina – palestrando em 04 colégios do município, particulares, municipais e estaduais, nos períodos matutino, vespertino e noturno, para alunos desde 5as. séries até 2o grau, totalizando aproximadamente dois mil ouvintes, bem como fazendo apresentações juntamente com os congressistas para eventos divulgados para a RBS Sul, Globo News nacional e TV Futura nacional.
















Representa Blumenau – SC em vídeo-texto no Museu da Língua Portuguesa – Estação da Luz – São Paulo – SP desde 2005.
















Atendendo a convite unânime dos membros da Academia de Letras Blumenauense (ALB), tomou posse, ocupando a Cátedra nr. 21 em 29/09/2005, tendo como Patrono o Sr. Hermann Weege.
















Participou de 02 a 07/10/2006 do XIV Congresso Brasileiro de Poesia, XIV Encontro Latino-Americano de Casas de Poetas e XI Mostra Internacional de Poesia Visual em Bento Gonçalves – RS, representando a SEB, Blumenau e Santa Catarina – palestrando em 04 colégios do município, particulares, municipais e estaduais, nos períodos matutino, vespertino e noturno, para alunos desde 5as. séries até 2o grau, totalizando aproximadamente mil ouvintes, bem como fazendo apresentações juntamente com os congressistas para eventos divulgados para a RBS Sul, Globo News nacional e TV Futura nacional.
















Seminário sobre literatura para professores de língua portuguesa – relativo ao livro “Martins ao Cubo” – juntamente com os dois demais autores integrantes do livro em 2008 no SESC.



















-------------------------------------------------------------------------------







Johanes Haertel



















Johanes Haertel é o mais novo dos 16 filhos de Paulo e Iracy Haertel. Nasceu em 24 de setembro de 1965, na bela Blumenau. Desde cedo, interessou-se por leitura. Aos 9 anos, começou a escrever poesias. Cresceu e estudou na Itoupava Norte, onde ainda reside.







Em 1973, iniciou seus estudos. Em 1990, formou-se em Administração de Empresas. no mês de outubro de 1977, perdeu a presença física do pai. A mãe heroína continuou a luta de educar os filhos ainda pequenos. A educação cristã foi um dos pilares que orientou a sua vida.







Em 28 de dezembro de 2.002, casou-se com Ana Maria. O fruto deste amor trouxe à vida em 12 de julho de 2.003, a princesa Beatriz Vitoria.







Participou da Apei. Também de algumas coletâneas. Em 1995, publicou “Começando a Desenhar”, por enquanto seu único livro. Poeta, tem vários trabalhos inéditos. Tem alguns destes publicados no Jornal de Santa Catarina.







Profissionalmente, iniciou como Torneiro mecânico, em 1982. Após 15 anos exercendo várias funções nesta área, optou em atuar na área de custo, onde permanece até hoje.
















Obra:
















Começando a Desenhar, 1995, Editora Alcance, poesias. 1ª edição esgotada.



















-------------------------------------------------------------------------------







Klaus H. G. Rehfeldt



















Nasceu na Alemanha em 1935, de onde imigrou para o Brasil em 1953. Aqui, completou seus estudos, formando-se em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Paraná. Durante mais de 30 anos trabalhou em vários ramos econômicos, atuando por muitos anos em gerências administrativas e de produção em empresas industriais e de prestação de serviços. leia mais
















Em decorrência de experiências próprias vividas no passado, dedicou-se, depois de aposentar-se, à consultoria empresarial em prevenção de dependências químicas, do que resultou a publicação de 3 livros na área de adictologia (“Álcool e Trabalho”, EPU, 1989, “Ele (ou ela) é Alcoólatra - O que Fazer?”, Ed. Lunardelli, 1995 e “Drogas”, [nos formatos de livro e de uma coleção de 12 + 1 cadernos], Ed. ECO, 2006).
















Em 1997 formou-se em Serviço Social pela Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB, resultando daí sua busca de novas dimensões para o serviço social em empresas. Começou a dedicar-se ao estudo e desenvolvimento da Competência Social, assunto explanado no livro "Competência Social - no Trabalho do Futuro e no Futuro do Trabalhador", editado pela Editora da FURB, e cujos princípios incorporou no contexto da prevenção de uso indevido e abuso de substâncias psicoativas.
















Durante 15 anos representou a Associação Industrial e Comercial de Blumenau – ACIB como conselheiro no Conselho Municipal de Entorpecentes – COMEN, de Blumenau.
















Além das obras acima, publicou o livro “Será? – A Intuição Prática e a Prática da Intuição”, Editora ECO, 2005.



















-------------------------------------------------------------------------------







Maria de Lourdes Scottini Heiden
















Filha de Carmelo Scottini e Olga da Rocha Scottini.
















Nasceu em Ilhota no dia 19/03/1962, mas vive em Blumenau há 22 anos.
















Casada com Roberto Heiden. É mãe de três filhos: Gabrielle, Marina e Matheus.
















Formada em Letras pela FURB – Universidade Regional de Blumenau.
















Professora de Português da Escola Básica Municipal Vidal Ramos há 15 anos.
















Escreve poesias, contos infantis, romances e mensagens desde os onze anos de idade.
















Reconhecendo a importância da Literatura na vida das pessoas, procura desenvolver nos alunos a paixão pelos livros, destacando principalmente a poesia. Tem algumas histórias infantis publicadas por duas editoras da cidade: Eu Amo a Natureza e A Praia Poluída pela Editora EKO; Série Grandeza trabalhando as virtudes de Platão: Perseverança - O Menino e o Violão Empoeirado, Humildade - O Menino e o Vizinho Pianista, e Prudência - O Menino e o Colega Aventureiro pela Editora Letra Viva. Publicou, com recursos próprios, o livro de poemas “Quem sou eu?”, em 2001, o romance “A Casa do Monte” , em maio de 2004 e Alfavida – Alfabeto da Vida (Livro infantil) em novembro de 2004. Em 2006 teve um projeto aprovado (livro infantil História de um Rio) pela ELETROSUL. Lançou também com recursos próprios o livro de poemas Pedra no Lago em setembro de 2006.
















Participou da Antologia “Um Rio de letras”, Volumes I, II e III da Sociedade de Escritores de Blumenau. Participou da coleção “Prosa e Verso” e outras antologias.
















Elaborou com os alunos da E.B.M. Vidal Ramos, em 2005, dois livro de poesias intitulado “Poeta Aprendiz” . Um foi lançado em 2005 e o segundo em 2006.

























Publicou em março de 2007, pela Editora Cultura em Movimento, o livro Memórias de uma Caçadora de Estrelas; em junho, a 2ª edição revisada e colorida do livro infantil ALFAVIDA – O Alfabeto da Vida patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura de Santa Catarina e, por último, Semeando Versos, livro de poesias em parceria com as filhas Gabrielle e Marina Heiden em julho de 2007.



















-------------------------------------------------------------------------------

NEIDA ROCHA (Neida da Costa Rocha) nasceu na Vila Harmonia, em Canoas/RS, dia 1º de fevereiro de 1954, Aquariana com ascedente em Peixes, filha de José Lopes da Rocha e Tereza da Costa Rocha, criada entre dois irmãos (Nei e Sidnei).

Em 1966, aos 12 anos sofreu queimaduras de 1º, 2º e 3º graus e em conseqüência, uma parada cardíaca, que deixou cicatrizes em seu corpo e sua alma.

Aos 18 anos foi Rainha do Colégio Comercial Protázio Alves.

Na Páscoa de 1973 seu irmão (Nei) passa pela transição.

Aos 19 anos iniciou a Faculdade de Nutrição (Unisinos/RS) o que interrompeu para casar.

Em 1977, grávida, mudou-se, com o marido, para Blumenau/SC.

Em 1978 deu a luz ao seu primeiro filho, Oliver Ney.

Em 1980 escreveu poema PÁSCOA em homenagem ao irmão falecido.

PÁSCOA
Era Páscoa!
Tu te foste sem um adeus,
sem uma despedida.
Tu te foste sem palavras.
Tu és sempre
motivo de lágrimas,
pois cada vez que em ti penso,
os meus olhos brilham
e há sempre
uma lágrima
querendo rolar.
Tu fizeste muito,
mas muito mais
poderias ter feito.
Como Jesus,
tinhas seguidores!
Era Páscoa!
Como Jesus,
que ressuscitava,
tu morrias
e nascias para
a Vida Eterna!!!

O poema foi publicado no Jornal Correio do Povo (Porto Alegre/RS), iniciando assim, sua vida literária.

Em 1987 deu a luz ao seu filho, Otávio Luis.

Sofreu alguns abortos e escreveu o poema: ANGEL.

ANGEL
Pequeno anjo
que busca a Luz.
Reflete
o Amor transcendente.
Busca a Paz
no convívio com os seus.
Alimenta-se
do Amor Fraterno.

Aos 45 anos retomou os estudos e aos 50 anos concluiu a Faculdade Letras (Português/Inglês) e aos 53 Pós Graduação (Língua Portuguesa) - FURB/SC.

Eterna Buscadora, é Rosacruz, foi Mestre e Monitora Regional em SC.

Em 2000 sua mãe sofreu um AVC e perdeu o movimento do lado direito do corpo e 80 % da fala. Para ela, Neida escreveu o poema: MÃEZINHA.

MÃEZINHA
Tua Metade adormeceu!
Tua voz calou!
Teu braço caiu!
Tua perna parou!
Estás incompleta!
Estás pela metade!
No entanto,
teu coração está vivo
e a metade que funciona
é justamente onde está teu coração.
Agradeço por poder te dedicar
uma parcela do amor,
que tanto me dedicaste.
Sei que tudo isso é passageiro
e que tua garra e tua vontade
te levantarão mais cedo
do que todos pensam.
E sem ter que provar
nada, a ninguém,
breve estarás “inteira”.
E quero ainda dizer-te,
que mesmo estando incompleta,
és mais completa do que muitas “perfeitas”!

Em 2006, os pais visitaram a filha para o casamento de Oliver e seu pai, que cuidava de sua mãe, passou pela transição, me Blumenau, 5 dias antes do casamento do neto. Para o pai, Neida escreveu o poema:

MEU PAI
Meu pai não me pariu.
Meu pai não sofreu as dores do parto.
Meu pai não me amamentou.
Minha mãe padeceu no paraíso
e meu pai estava na porta.
Meu pai foi meu ídolo.
Meu pai foi meu algoz.
Meu pai foi meu sustento.
Meu pai calou nos momentos certos
e falou nos momentos necessários.
Meu pai deu-me sua bênção.
Meu pai foi um exemplo.
Meu pai plantou uma árvore.
Meu pai teve um filho, ou melhor, três.
Meu pai escreveu um livro.
Meu pai perdeu um filho.
Eu pari o livro do meu pai
e dei a luz aos meus dois filhos.
Meu pai foi sábio.
Sou o reflexo do meu pai.
Sou o reflexo do seu reflexo.
Meu pai, EU TE AMO!

Em 2007 abandonou um casamento de 32 anos e por isso alterou seu nome literário (Neida Wobeto).

Após 30 anos residindo em SC, retornou a sua terra Natal.

Neida aliou as tarefas de cuidar da mãe com a prática literária até junho (2010) quando faleceu sua mãe.

Tem 10 publicações individuais e participação em 90 Antologias com Contos, Crônicas e Poemas.

Em agosto tomou posse na Cadeira 1 da Academia de Letras do Brasil - Canoas/RS.

Em 2012 mudou para Pomerode/SC onde moram os filhos (Oliver e Otávio) e o neto GABRIEL.

MEUS GRANDES
MEU PEQUENO GRANDE: ÓLIVER
Sou tua mãe...
Sou tua amiga...
Sou tua cúmplice...
Sou teu carrasco...
Sou tua fã...
Sou tua segurança...
Sou tua confiança...
Sou...
...tua MÃE !!!

MEU GRANDE PEQUENO: OTÁVIO
Sou tua mãe...
Sou teu alimento...
Sou teu conforto...
Sou tua necessidade...
Sou tua fragilidade...
Sou tua força...
Sou...
...tua MÃE !!!

GABRIEL
Na certeza do Amor,
fui concebido.
Brotei no ventre materno
e minhas raízes
alastraram-se
para meus antepassados.
O jardineiro do meu viver
é meu exemplo,
dando-me segurança paterna.
Amadureci perfeito,
fui colhido maduro
e acolhido nos braços do amor familiar. 
Nos primeiros momentos,
suguei a seiva do seio materno,
regado pelas lágrimas paterna.
O choro e o riso ficaram gravados
nas imagens da madrugada.
Já no lar, doce lar,
dei meu primeiro grito de independência,
com a queda do cordão umbilical,
mas mesmo sendo um ser único,
preciso do alimento maior
para minha sobrevivência emocional:
O AMOR INCONDICIONAL


PRÊMIOS
(do mais recente para o mais antigo)

Em 2013 foi empossada na Cadeira nº 01 - Pomerode/SC – Academia de Letras do Brasil.

Em 2013 organizou o Concurso Literário “Letras Atuais” que culminou com a Coletânea Efigênia Coutinho & Amigos (série Amigos).

Em 2013 - 9º lugar no X Concurso Literário virar-te com o Poema RETRATO DE FAMÍLIA

RETRATO DE FAMÍLIA
Solitários,
na parede pálida,
os sorrisos perpétuos
insistem em relembrar
a alegria do momento.
Os olhares perdidos,
na lente,
revivem cada segundo
pela eternidade.
O segredo de cada coração
ficou no limbo da mudez,
enquanto a moldura
aconchega
as traças da saudade.
Hoje,
o retrato vela o sono
do semblante sereno
da maturidade.

Em 2012 organizou o Concurso Literário pelo Núcleo Canoas/RS da UBE que culminou com a Coletânea Delasnieve Daspet & Amigos (série Amigos) pelo Núcleo Canoas/RS da UBE.

Em 2011 foi indicada à Coordenadora do Núcleo Canoas/RS da União Brasileira de Escritores (UBE).

Em 2011 organizou a Coletânea Joaquim Moncks & Amigos (série Amigos) pelo Núcleo Canoas/RS da UBE.

Em 2011 foi eleita Patrona da 27ª Feira do Livro de Canoas/RS.

Em 2011 recebeu o Prêmio Destaque no III Concurso Claudionor Ribeiro de Contos da ACADEMIA CACHOEIRENSE DE LETRAS, com o Conto ESTRANHA REALIDADE.

Em 2010, Destaque Cultural - Revista Símbolo - Canoas/RS.

Em 2010 foi empossa na Cadeira RS/Canoas-01 – Academia de Letras do Brasil

Em 2010 recebeu MENÇÃO ESPECIAL no VIII Concurso Literário Luciana Barbosa Nobre da Academia de Letras do Estado do Rio de Janeiro com o poema: E AGORA, O QUE FAÇO?

E AGORA, O QUE FAÇO?
Encontrei-te.
Conheci um pouco de ti.
Mostraste a mim o teu mundo.
Fizeste-me sonhar.
Sonhaste comigo.
Deste-me a mão
e eu subi nas estrelas.
Encontrei teu sorriso
estampado nas nuvens.
Resgatei a menina perdida.
Cruzei o Portal da imaginação
e encontrei o menino assustado
querendo ser percebido
e carente de amor.
Viramos adolescentes
desejosos de toques.
Voamos livres pelas malhas da noite
quando nossas almas se encontram.
Aprendi a te amar.
E agora, o que eu faço?

Em 2010 representou o Rio Grande do Sul na Pré Conferência do Livro, Leitura e Literatura, em Brasília.

Em 2010 representou a Região Sul na II Conferência Nacional de Cultura, em Brasília.

Em 2009 premiada no IV Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus de Poesia/2008 com o poema: REENCONTRO DE ALMAS

REENCONTRO DE ALMAS
Nossos caminhos se cruzaram
e surgiu a amizade sincera.
A estrada solitária
refletia as emoções sentidas.
O destino nos afastou
e seguimos adiante.
Mesmo fatigados
e cobertos de chagas,
reflexo do sofrimento,
nos visitávamos em sonhos.
Nossa distância era rompida
pelos caminhos solitários
da tristeza adormecida.
Outro desatino abraçou-nos
e entre lágrimas nos consolávamos.
A distância desapareceu
e a virtualidade aproximou-nos.
Resgatamos a saudade
e o sentimento adormecido
despertou pulsante
enquanto aceitávamos
ressurgir das cores vibrantes,
reflexo da certeza infantil
na alegria madura.

Em 2009 recebe Menção Honrosa (12º Prêmio Missões - Roque Gonzales/RS)

SÚPLICA DE UM VELHO PAI
Velho peão abandonado,
fez das tripas coração
para que seu rebento
fosse doutor.
Trabalhou dias a fio,
sem pensar em si somente,
tornou-se um galponeiro,
tendo como cenário,
as guampas dos novilhos,
que serviam de ouvidor
ao gaudério solitário.
Cada vintém que conseguia
mandava logo pro guri
pois queria
que ele trouxesse
muito mais do que lá havia,
queria conhecimento
muito mais do que sabia.
Os anos foram passando,
e o velho matungo,
que trabalhar não mais podia,
pensava que o investimento
era hora de voltar.
Uma carta bem saudosa
pediu ao capataz
que escrevesse,
pro filho pra cá voltar
e sua velhice amparar.
Os pilas que agora tinha
não chegavam para comer
e trocava seus pertences,
mano a mano,
cada vez que mais não tinha,
por comida e farinha,
pra poder sobreviver.
Filho ingrato que não vinha
ver o pai no fim da vida,
que já não mais podia
custear a mordomia
do pampeano migrador.
E no sopro do minuano,
o velho ancião sonhava
com a volta do filho pródigo,
que voltasse ao rincão e
trouxesse seu sustento
pois carecia descansar.
O tempo foi passando,
rasgando impiedosamente
dia após dia,
as folhas do calendário.
E o guerreiro solitário
foi chamado
pro galpão celestial.
Conta a lenda
que até hoje,
ouve-se a lamúria sangrenta
do respeitoso macanudo,
que na tapera abandonada
seu filho quer ver chegar.
E hoje, o filho do gaúcho,
vive infeliz a rezar,
pedindo a todos os santos,
para seu pai o perdoar.
Em noite de lua cheia,
um lamento rasga o ar,
pedindo, em gemidos,
em baixo do maricá,
volta pra casa, meu filho,
venha comigo matear.

Em 2009, foi votada por unanimidade para receber o Título de Mérito Literário "Francisco Lagreca", autorizado pela Lei 4426/98, Alterada pela Lei 4923/2000, que instituiu no município de Piracicaba os Diplomas e Láureas do Clube dos Escritores Piracicaba, pelo muito que tem feito pela Literatura e pela Cultura, nestes últimos dez anos que tem participado como Acadêmico do Clube.

Em 2009, teve o 8º lugar no XXVII Concurso Internacional Literário, na categoria de Poesia da Edições AG.

VIVER ETERNO
A Mangueira e o Abacateiro,
compadres nesta jornada,
dividem o cenário do pequeno espaço gramado.
Sussurram os segredos de suas vivências,
enquanto aguardam
o amadurecimento de seus frutos.
Não lamentam a florada passada
e nem questionam
a quantidades dos próximos frutos.
Apenas vivem o instante,
cruzando seus galhos
em um afetuoso abraço.
Aceitam a presença de outras espécies,
enquanto cumprem suas missões silentes
na jornada da Vida.
Querem apenas acompanhar o viver humano
que esqueceu de contemplar a beleza
do Viver Eterno.

ÁRVORES SÁBIAS
Domingo de Primavera.
Vinte e seis graus.
Fecho os olhos
e ouço a natureza.
As arvores não falam.
Apenas são.
Não ouço sua memória,
torturando-se,
com a imagem distante da semente.
Não percebo sua ansiedade,
projetando sua vida para a velhice.
A Vida em si apenas É.
A árvore está presente
com seus galhos e folhas,
sem questionamentos.
Vive apenas na plenitude do instante,
consciente de sua importância
no contexto do cenário.
Aceita os pássaros solitários
que repousam em seu viver.
Sente o roçar
dos insetos turistas em sua superfície.
Abana-se com suas próprias folhas,
embaladas pelo vento
e refresca-se do sol,
aguardando as gotas de chuva
de seu banho salutar.
Em seu silencio meditativo,
sente em suas veias,
o fluxo da seiva divina,
alimento do seu viver.
Em sua sabedoria,
observa os humanos,
que buscam o instante ausente,
sem perceber a plenitude
do Eterno AGORA!

Em 2009, menção Honrosa no Concurso de Poesia Minirrevista Literária Contando e Poetizando.

PALAVRA
Palavra...
Som da matéria.
Som do sentir.
Palavra
é
rótulo.
Palavra limita.
Palavra é o nome da coisa...
Palavra não é a coisa.
Cada coisa é...

Em 2008 - Menção Honrosa II Concurso Nacional de Poesias da Academia Itajubense Letras: VIVER SOLITÁRIO

VIVER SOLITÁRIO
Teu viver é solitário.
Buscas refúgio na labuta diária
ocupando teus dias
com tarefas necessárias.
Tua mente busca refúgio
no labirinto da memória,
desejando visualizar
a imagem transparente da mocidade.
Tens consciência da solidão
e permites divagar
nas veredas cintilantes do irreal,
procurando encontrar minha alma
no portal do alvorecer.
Nosso encontro
é concretizado em sonhos
e vagamos pelo etéreo,
confiantes
da concretude
do amor maior,
com a certeza
de que o amor
é transcendente.

Em 2008 - Participação no CONCURSO POESIA NO ÔNIBUS - 2008 da Casa do Poeta de Canoas em parceria com a Secretaria Municipal de Transportes de Canoas e Empresa de Transporte Coletivo SOGAL, com o pomea: BALA ACHADA.

BALA ACHADA
Foi dada a partida!
O tiro foi ouvido
e seu som ecoou nos tímpanos.
O projétil seguiu seu caminho
e cumpriu seu destino
sem saber qual sua missão.
A violência urbana reflete a carência de sentimentos.
A bala inocente segue seu caminho
sem desviar-se de seu propósito.
A retidão (caminho reto) de conduta
deveria ser humana,
mas é a bala perdida que alcança seu objetivo
enquanto os homens desviam-se do seu,
até serem atingidos por uma bala achada.

Em 2008 recebeu o 10º lugar no XXVI Concurso Internacional Literário, na categoria de Poesia da Edições AG. com o poema ENTRE O NASCENTE E O POENTE e o O CAMINHO DE CADA UM.

ENTRE O NASCENTE E O POENTE
Entre o nascente
e o poento do Astro Rei,
as vidas se transformam.
Surgem novos amores,
novos valores
e a vida muda de cara.
Para muitos,
a rotina é a mesma,
dia a dia.
Para outros,
acontecem revoluções.
Vivemos a dualidade.
Podemos escolher as mudanças
ou aceitar o destino.
Ao findar de cada dia
somos diferentes.

O CAMINHO DE CADA UM
Sigo um caminho
que foi traçado,
muito além do meu entender.
Fico horas meditando,
procurando uma resposta.
Tenho sede de saber.
E pergunto a mim mesmo,
por que sou feliz ou infeliz.
Sinto fome de viver.
Mas como sei que tudo passa,
só não passa o meu saber.
Fico horas meditando,
sem saber como e porque,
mas de tudo eu concluo,
sou eu que faço o meu caminho,
eu não posso ser você.
Já pensei em minha vida,
querendo ela mudar,
mas enquanto a vida passa,
não consigo mudar nada,
pois tudo que nela eu passo,
paro e penso:
"que o meu caminho eu traço",
e nesta vida sigo em frente,
eu só quero é viver.

Em 2008 recebeu "Troféu Coruja" - 2º lugar na Categoria Especial no X Concurso Nacional de Poesias do Clube dos Escritores de Piracicaba/SP com o poema "INTERNET DA NATUREZA".

INTERNET DA NATUREZA
Meu escritório é a praia.
Meu computador é o mar.
A Internet é invisível
e a conexão é perfeita
e permanente.
As ondas emocionais
fazem com que eu
comunique-me
com meu interior.
As mensagens são ouvidas
no interior de mim mesma.
Não envio mensagens
a ninguém em especial
e sim à humanidade.
Minha caixa
de mensagens recebidas
é infinita.
A mais importante de todas
é a assinatura personalizada
refletindo minha alma.
O papel de carta
de meus textos
é a Paz Profunda.

Em 2008 foi selecionada para a 17ª edição do Concurso Poemas no Ônibus e no Trem com o poema SONS DA NOITE.

SONS DA NOITE
Os sons da noite
me acalentam.
A brisa suave
envolve
meu corpo.
Ouço a madrugada.
Fecho os olhos
para pensar.
O dia inicia
com os mesmos
questionamentos.

Em 2008 ficou entre os 20 finalistas do Prêmio UFF de Literatura com a crônica CARTA A MINHA NETA ADULTA (conversa de mulher para mulher).

Foi Vice-Presidente do Conselho Municipal de Cultura de Blumenau/SC (2007).

Em 2007 concorreu à vaga da Academia Catarinense de Letras.

Em 2006 - 1º lugar Concurso Poemas nos Ônibus, em Gravataí/RS com CACHECOL.

CACHECOL
Nas malhas da vida,
ponto a ponto,
tracei meus sonhos.
Fundi meus sentimentos
na rede de ilusões.
A malha trançada
resultou em longos braços
que se cruzam
para afagar-te.
Fecha os olhos
e sente meu abraço distante,
acompanhado pelo
aroma do meu amor.

Em 2006 - Troféu Gigantes em Blumenau/SC

Em 2006 – Comenda Letras Catarinenses.

Foi Presidente da Sociedade Escritores de Blumenau (2005 e 2006), publicou três livros da entidade (Um Rio de Letras II, III e Histórias de Natal) e mediou junto ao Prefeito, o espaço para as Artes e Letras (Kunstgarten) em Blumenau/SC.

Em 2005 Moção de Louvor Câmara Vereadores Blumenau/SC.

Em 2004 – Menção Honrosa VI Concurso Nac. e Internac. De Contos e Poesia Nuno A Pereira Rio de Janeiro poema PORQUE SOU POETA.

PORQUE SOU POETA
Porque busco viver
os sentimentos da vida,
acreditando na felicidade
como meio para a vida.
Porque sinto a beleza de estar viva,
querendo apenas sentir o sabor do amor,
ouvindo a brisa que desce lentamente,
entregando minha alma ao cósmico.
Porque acredito que a vida vale a pena.
Porque sonho acordada
e vivo o sonho de ser feliz.
Porque vivo a felicidade eterna
com lacunas de alegria.
Porque agradeço
o poder de sentir e a liberdade
de dizer meus sentimentos
com a emoção de estar viva.

Em 2004 - 1º lugar do Concurso do Dia dos Namorados (Programa Conexão Direta, da TV Galega/SC) com a frase:

“SINTO SAUDADE DO QUE NUNCA DISSESTE”

Em 2003 - 3º lugar do Concurso Piracicaba com o Poema: VIAGEM ASTRAL

VIAGEM ASTRAL
Planas sobre mim,
querendo descansar
teu corpo etéreo
sobre o meu físico.
Consegues me localizar
somente pela luz
da minha essência.
Queres partilhas
teus momentos comigo.
Nossas almas se encontram
e seguimos, de mãos dadas,
pelo espaço aéreo,
divagando lentamente,
deslizando suavemente pela noite.
Somos energia da mesma essência.
Somos feitos da mesma matéria
que não é física.
Nossa matéria-prima é o amor.
Quando estamos juntos,
em pensamento,
nossas almas se soltam
e flutuam pelo sempre.

Em 2003 – Destaque Literatura Infantil Sociedade Escritores de Blumenau.

Em 2002 - Menção Honrosa Sociedade Escritores de Blumenau.

Em 2002 - troféu Coruja, Clube Escritores Piracicaba/SP com o poema: TEU CHAMADO.

Em 2002 - 1º lugar no VIII PRÊMIO POESIA E DESENHO LILIA A PEREIRA DA SILVA

Prefeitura Municipal Itapira/SP com o poema: TEU CHAMADO.

TEU CHAMADO
Ouvi teu chamado!
Aqui estou!
A tarde é calma!
Minha alma é serena!
Não estamos próximos, fisicamente,
mas posso sentir tua presença.
A natureza nos une,
pois o ar que respiramos é o mesmo.
O sol que nos aquece é único.
Minha solidão é profunda,
mas gostosa de sentir.
Fecho os olhos
e sinto tua presença.
Teu clamor
chega a minha alma.
Sinto que me chamas.
Eu te respondo
e te aguardo,
para juntos realizarmos
o que já vai em nossas almas.
Quando te encontrar,
não serão necessárias palavras,
mas somente
o murmurar dos nossos olhares,
a serenidade do nosso toque
e a profundidade do nosso beijo.

Em 2000 - Menção Honrosa IV Conc Internacional de Prosa – Mogi das Cruzes/SP.

Em 1999 sua logomarca foi escolhida Curso de Letras (FURB/SC).

Em 1999 - Menção Honrosa Conc. Conto sobre Animais da APA com o conto ILUSÃO.

Em 1999 - Menção Honrosa 1ª Conc Poemas da CAPOSAN com IMEUS MEDOS.

MEUS MEDOS
Tenho medo
do esquecimento.
Tenho medo
de ser esquecida.
Tenho medo
que me esqueçam.
Quero estar viva
no coração
das pessoas que amo.
Quero estar presente
na lembrança dos meus.
Quero saber
que me amam.
Quero que sintam
minha presença,
em minha ausência.
Quero que me amem.

Em 1999 - Destaque Especial 1ª Concurso de Poemas da CAPOSAN pelo conjunto das obra: UMA MULHER DE MUITOS HOMENS, MEUS MEDOS E COBRANÇAS.

Em 1999 - Destaque Especial 1ª Concurso de Poemas da CAPOSAN com poema:

UMA MULHER DE MUITOS HOMENS
Sou uma mulher de três homens.
Do mais velho sou a amante.
Do mais novo sou o amparo.
Do terceiro sou a cúmplice.
Para o mais velho dou prazer.
Para o mais novo dou carinho.
Para o terceiro dou conselho.
Do mais velho quero amor.
Do mais novo quero afago.
Do terceiro quero amizade.
Mas a todos quero amar
sem medir meu amor.


-------------------------------------------------------------------------------





Paulo Roberto Bornhofen






































Blog Ninho Literário http://ninholiterario.blogspot.com/



















Paulo Roberto Bornhofen, é casado com Taisa Adriana Cardoso Bornhofen. Filho de Romeu e Brandina Bornhofen. Tem 44 anos de idade. É Major da Polícia Militar de Santa Catarina. Bacharel em Ciências Contábeis, possui especialização em Administração em Segurança Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL e especialização em Gestão Estratégica de Organizações pelo Centro de Estudos Superiores de Blumenau, CESBLU. É Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional de Blumenau, FURB.







Divide sua produção em três segmentos: - a técnica, em que é autor de três livros sobre segurança pública; a científica com suas monografias, dissertação de mestrado e os vários artigos científicos que produz e apresenta em eventos científicos pelo Brasil, resultado de suas pesquisas sobre turismo e segurança pública; e, a literária com suas crônicas, contos e poesias, publicando seus textos em várias antologias.







Possui, dentre outras, as seguintes condecorações: Medalha de Mérito Intelectual Major Ildefonso Juvenal, conferida pela Polícia Militar de Santa Catarina, por ter obtido o primeiro lugar no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, com média 9,918; condição que lhe valeu, também, o Prêmio Escola Policial de Estudos Superiores, conferido pela Escuela Nacional de Polícia “Juan Carlos Gomes Folle” da República Oriental del Uruguay; possui ainda a Medalha de Mérito da Maçonaria Catarinense, entre outras.







Integra as seguintes entidades literárias: Academia de Letras Blumenauense, Academia de Letras de Canelinha, Sociedade Escritores de Blumenau, Liga dos Amigos do Portal Cá Estamos Nós e Poetas Del Mundo.







Como oficial da Polícia Militar já exerceu todas as funções que são possíveis a um oficial que tem dedicado sua vida profissional as atividades operacionais. Já foi chefe de todas as Sessões do Estado Maior de um Batalhão: pessoal, inteligência, planejamento, logística e comunicação social. Já comandou Pelotão e Companhia, tendo respondido, em algumas ocasiões, pelo Comando do Batalhão. Teve a honra de ter sido o primeiro oficial a comandar o Pelotão da Policia Militar na Cidade de Gaspar e o primeiro oficial a Comandar a Companhia da Polícia Militar na cidade de Timbó.







Na área da segurança pública possui três obras publicadas. A primeira delas é Sobrevivência Urbana, livro em que, baseado em sua cultura profissional, apresenta orientações para que as pessoas possam evitar situações que as tornem vulneráveis à violência urbana. O livro está esgotado e não tem previsão de uma nova edição. Os outros dois livros são didáticos e foram escritos atendendo a uma encomenda da Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL.







Durante o mestrado começou a pesquisar sobre turismo e segurança pública, que foi o tema de sua dissertação. Este interesse fez com que produzisse alguns artigos científicos que foram apresentados em congressos em várias partes do Brasil.







Começou a escrever crônicas quase por acaso, quando resolveu por no papel situações cômicas que tinha vivido com seus colegas do Curso de MBA em Gestão Estratégica de Organizações, no ano de 2004. No ano seguinte o governo do estado lança o concurso talentos do servidor oportunidade em que sua crônica “o celular” é selecionada e integra o livro Talentos do Servidor, que é publicado para premiar os que mais se destacaram nas categorias crônicas, contos e poesia. Ocorre que a crônica “o celular” é justamente a primeira crônica que tinha escrito.







Como tomou gosto pela atividade participou de várias antologias organizadas através do sistema de cooperativa. Entre elas estão Palavras Azuis, III Antologia do Portal CEN e II Concurso Literário SEB. Foi convidado e integrou a Coletânea Blumenauaçu na ponta dos dedos – coletânea tátil de escritores blumenauenses. Livro publicado pela editora Cultura em Movimento em linguagem braile, permitindo acesso aos deficientes visuais à produção poética de Blumenau.







Suas crônicas foram organizadas pela editora Bom Tom na série de livretos Crônicas Deliciosas, que se encontra no terceiro volume. Neste trabalho escreveu pela primeira vez utilizando-se de um pseudônimo, JC Costa. Atualmente mantém um blog, o Ninho Literário (http://www.ninholiterario.blogspot.com/) onde procura divulgar seus trabalhos.







----------------------------------------------------------------------------------




Suzana Sedrez



















Suzana Sedrez, nascida a 10/06/1956 em Itajaí, S.C, é filha de Braz Domingos Sedrez e de Maria Lucy Pereira. Fez seus estudos do Ensino Fundamental em várias escolas (públicas e particulares) de Santa Catarina. Concluiu o Ensino Médio no Colégio Pedro II de Blumenau em 1974. Graduou-se em Pedagogia em 1978 pela FURB. Começou sua carreira na educação como professora primária no Colégio Sagrada Família em 1975 e nos anos seguintes lecionou no Colégio Santo Antônio. Concursada pelo Estado em 1980, ocupou a função de Orientadora Educacional em várias escolas de Blumenau. Nesse contexto, aprofundou contato com a Pedagogia Freinet em nível nacional e internacional. Essa experiência a levou ao Mestrado em Ciências Sociais Aplicados à Educação na UFMG, de 1983 a 1988.



















Lotada desde 1990 na FURB exerceu cargo de chefe de Departamento, de Coordenadora do Colegiado em Ciências Sociais, participou da fundação e diretoria do SINSEPES e ministrou aulas em Cursos de Pós Graduação da FURB e de outras Instituições no Brasil. Na Graduação, lecionou Sociologia, Sociologia da Educação, História da Educação entre outras. Na Pós Graduação, em nível de Especialização, ensinou Metodologia do Ensino Superior e Metodologia da Pesquisa. De 1996 a 1998, realiza seu Doutorado em Educação pelo Convênio UNICAMP / UFSM. Desde então, tem atuado em Pós Graduação em nível de Mestrado com Fundamentos Históricos, Sociológicos e Filosóficos da educação.



















Aposentada em 2000, ingressa na graduação em Artes da FURB, formando-se em 2004. Em 2002 implanta o Projeto Político Pedagógico exercendo Consultoria e Assessoria Pedagógica ao IBES até fevereiro de 2008. De 2005 a 2007 assume parte na diretoria da BLUAP, a qual mantém vinculação até 2009. Neste mesmo ano assume a presidência da Academia de Letras Blumenauense, empossada em 2008. Em 2006 inicia o curso de Psicologia no IBES/SOCIESC, sua terceira graduação finalizada em 2010.




























Publicou artigos em revistas e jornais, produziu vídeos, participou de projetos e exposições e escreveu livros. Algumas de suas produções:

























Educação Pública: Democratizar com que Competência? Blumenau: Letra Viva, 1996.



















A competência do professor através dos tempos – do séc. XVI ao séc. XX. Blumenau: Letra Viva, 1996.



















Ética em Quadrinhos para Adolescentes. Blumenau: PMB, 1997.



















O Grupo de Apoio aos Professores da Escola Pública (G.A.P.E.P.) e a Cidadania Global. TV da FURB, 1997. (vídeo)



















O G.A.P.E.P e a Cidadania sem Fronteiras. TV da FURB, 1998. (vídeo)



















Educação e Cidadania. Blumenau: EDIBES, 2002.



















Exposição e Curadoria: Ontogênese- Arqueologia do visível em Arte e Cidadania. IBES, 2004.



















Curadoria do Catálogo BLUAP 20 anos. Blumenau: Nova letra, 2006.



















Projeto de Arte Contemporânea: Pretexto I, II e III. SESC, 2006, 2007 e 2008.